Dicas infalíveis para você escolher a cortina ideal para o seu lar

dev on 14/09/2016

Não sabe qual cortina colocar na sala ou no quarto?
Separei algumas dicas infalíveis para te ajudar escolher o tamanho, a cor e o tecido ideal para a decoração.

foto46

Primeiros passos para comprar cortinas

O primeiro passo: a medida. É recomendado que a cortina passe nas laterais, na parte superior e inferior pelo menos 15 cm, por isso é importante confirmar as medida da janela/vão.

Feito isso, chegou a hora de escolher o tecido e o modelo da cortina. Para essa etapa, primeiro verifique a quantidade de sol que o ambiente recebe, se tem algum prédio ou vista próximos que estão te incomodando e tirando a privacidade. Isso também é importante para definir o tipo de tecido que será usado.

foto43

Os melhores tecidos para as cortinas

Encontramos muitos tecidos para cortinas: voil, linho, seda, renda, fibras naturais, bambu, algodão, tergal, shantung e etc.

Se você quer ter tranquilidade na hora da limpeza, o voil e outros materiais sintéticos têm manutenção fácil. Para um ambiente com imponência, a seda e o veludo são as opções a apostar, mas a seda pode sofrer com o sol, então é indicado colocar um forro.

foto36

As cortinas na decoração

Se você tem dúvidas sobre o papel da cortina na harmonização do ambiente com os móveis, o tapete e outros detalhes, entenda que a cortina tem uma função complementar. Ela deve ter uma relação com o restante do ambiente e dar aconchego ao espaço. Cortinas estampadas combinam com ambientes mais despojados, coloridos, com ar retrô, móveis básicos e quartos de criança.

Tudo é possível quando há harmonia visual.

foto45

Ambientes muito claros ou muito escuros

Mesmo que sua sala seja bem escura, você pode investir em cortinas. Aposte em uma cortina de material claro, leve e com mais transparência. Ela pode até ajudar a deixar o ambiente mais claro. Em ambientes mais claros, a variedade aumenta e qualquer tipo de tecido pode ser usado.

Gostou do post de hoje?
Deixe o seu comentário!