Paisagismo indoor – benefícios físicos

dev on 03/02/2017

A Dica de hoje é do Paisagista que admiro muito Alexandre Santilli, além de ser um designer de produto é apaixonado por jardins verticais. Aqui no Brasil fundou a Vertia Green Design, empresa pioneira em jardins verticais de alta tecnologia. Na Itália, onde vive hoje, estabeleceu a Santilli Design, que também trabalha no segmento de jardins verticais e ainda desenvolve produtos como mobiliário de jardim e urbano. Vale a pena conferir.

Madel na Itália indústria de produtos de limpeza

 

Paisagismo indoor – benefícios físicos

 

Todo mundo, ou quase, gosta de plantas em casa, não é mesmo? O que nem tanta gente sabe é que elas trazem muito mais que beleza para nossos ambientes: elas trazem saúde, e num nível que nem imaginamos.

O prazer que sentimos em ter plantas num ambiente fechado se dá por diversos motivos, alguns psicológicos e outros físicos, e é destes últimos que vamos falar hoje. Pesquisas científicas sérias, desenvolvidas por universidades europeias e americanas, além de órgãos de governo americano e até pela NASA, indicam que o conjunto de benefícios que essas plantas trazem é impressionante!

Plantas purificam o ar, isso a gente conhece, e realmente essa característica é importante, principalmente em locais sempre fechados com climatização. Isso pode ser otimizado com a utilização de espécies mais eficientes na filtragem do ar, como as samambaias (Nephrolepis), o lírio-da-paz (Spathiphyllum) ou a jibóia (Epipremnum aureum), todas as três são bem comuns e bastante resistentes.

Sedus 2 importante fábrica de móbiliário de escritório alemã Sede em Como na Italia considerado um dos mais bonitos do mundo em 2011

Claro que uma única samambaia dentro de um ambiente enorme não vai dar grandes resultados, é preciso um número razoável de plantas para que tudo funcione bem. Nesse ponto os jardins verticais são uma ótima solução, desde que seja um sistema confiável, e por isso precisa ser muito bem escolhido.

Para ter uma idéia de como a contaminação do ar em ambientes climatizados é alta, uma pesquisa do governo americano indica que o ar nessas condições é de três a cinco vezes mais poluído que o ar externo. O US Environmental Protection Agency considera este um dos 5 problemas mais graves da saúde pública norte-americana.

O mais interessante é que as plantas são os melhores filtros para os compostos orgânicos voláteis, conhecidos como COV’s. É muito importante reduzir o nível gás carbônico nesses ambientes, mas filtrar os COV’s é ainda mais, pois eles grandes vilões. Provocam inúmeros problemas de saúde, entre eles vertigem, náusea, irritação nas vias respiratórias, irritação nos olhos, sonolência, tontura, dor de cabeça e até problemas cardíacos.

Duplex Berrini através da Vertia Green Design

 

Os COV’s são vapores vindos de muitos produtos presentes em nosso dia-a-dia, como tintas e vernizes, produtos de limpeza, tecidos, laminados, madeiras compensadas, papéis, computadores, água clorada, cigarros, e até mesmo das pessoas, o que torna inevitável sua presença em praticamente todos os ambientes.

Além disso, as plantas podem reduzir de 30 a 50% os fungos e bactérias presentes no ar, o que é surpreendente, já que grande parte das pessoas pensa justamente o contrário. O fato é que esses elementos são também nutrientes para a vegetação.

Santoni 3 uma das mais sofisticadas indústrias de sapato da Italia

Claro que quando trazemos plantas para dentro de qualquer espaço, trazemos também todo um microambiente, afinal são seres vivos. Por isso é preciso cuidar delas de modo a evitar possíveis contaminações por pragas ou insetos, mas esses simples cuidados são irrisórios quando comparados aos benefícios que o verde traz a um ambiente.

Agora é ir correndo a um garden center e encher a casa de plantas! Ou, se quiser algo mais elaborado, fale com um paisagista, ele saberá muito bem como trabalhar as questões estético/funcionais e compor um ambiente que fique realmente fantástico!

Para ajudar você, segue uma lista com 15 plantas eficientes para filtrar o ar e facilmente encontradas no mercado (em ordem alfabética):

  • Antúrio (Anthurium andreianum)
  • Aranha ou clorofito (Chlorophytum comosum)
  • Areca (Chrysalidocarpus lutescens)
  • Areca-bambu (Chamaedorea seifrizii)
  • Café-de-salão (Aglaonema)
  • Crisântemo (Chrysanthemum morifolium)
  • Dracena Janet Craig (Dracaena deremensis)
  • Espada-de-São-Jorge (Sansevieria laurentii)
  • Ficos (Ficus benjamina)
  • Filodendros em geral (Philodendron)
  • Gerbera (Gerbera Jamesonii)
  • Hera (Hedera helix)
  • Lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii)
  • Palmeira-bambu (Chamadorea seifrizii)
  • Samabaia (Nephrolepis exaltata)

Santoni uma das mais sofisticadas indústrias de sapato da Italia

Alexandre Santilli é designer de produto e apaixonado por jardins verticais. Aqui no Brasil fundou a Vertia Green Design, empresa pioneira em jardins verticais de alta tecnologia. Na Itália, onde vive hoje, estabeleceu a Santilli Design, que também trabalha no segmento de jardins verticais e ainda desenvolve produtos como mobiliário de jardim e urbano.

 

 

Alexandre Santilli

  +55  (11) 2367 2368 – São Paulo / Brasil

     +39 329669 5462 – Verona / Italia

Brasil: alexandre@vertiadesign.com.br

Itália:
ale@santillidesign.eu

 

Espero que tenham gostado, eu adorei.

 

Grande beijos

Jóia Bergamo