Saiba como usar tapete corretamente.

dev on 17/01/2017

Colocar um tapete em casa parece uma tarefa bem simples, mas por incrível que pareça não é.

O tapete precisa que o tamanho esteja perfeitamente adequado às dimensões do espaço. Pois é o tapete que demarca o espaço, quando ele é causa estranheza no ambiente.

Por esse motivo meu post de hoje vai ser exclusivo sobre tapetes.

 

Quando temos uma sala muito ampla onde conseguimos enxergar as costas do sofá o ideal é que o tapete deve ter uma dimensão que permita colocar todos os móveis do ambiente sobre ele: sofás, poltronas e mesas laterais.

IMG_0105bx

Quando as costas do sofá fica para parede, ou ja inicia outro ambiente que possa ser passagem, podemos deixar que o tapete avance 30cm para baixo do sofá ou das poltronas laterais que da um efeito maravilhoso também.

As mesas laterais também devem ficar dentro do Tapete, ou completamente fora. Caso a decoração não tenha mesa lateral reserve 30 cm de tapete de cada lado do sofá.

IMG_0051bx

Ja no caso de tapetes em salas de jantar deve-se calcular o tamanho da mesa com as cadeiras dentro do tapete, mesmo elas em uso, ou seja pode-se deixar uma média de 70cm de cada lado para caber as cadeiras perfeitamente.

IMG_0026

Tapetes para os quartos o ideal é usarmos um único tapete abaixo da cama, normalmente retangular. Costumo iniciar o tapete após o término do criado mudo e finalizar deixar passar após o término da cama. Jamais coloque tapete sobre o carpete. Ele só poderá ser usado caso o piso seja de madeira, porcelanato ou mármore.

IMG_0020bx

No Home Theater os mais procurados são os modelos shaggy, mais altos e volumosos. Fora a sensação maravilhosa que da ainda ajuda na acústica.

IMG_0034bx

Em relação as estampas não precisam e não devem ser iguais, mas precisam ter um denominador comum como cor, textura ou desenho.

Muito importante também é saber qual o modelo ideal de tapete para você. Primeiramente conhecer o seu gosto e estilo.

IMG_0043bx

Os modelos mais peludos  de náilon, lã, retalhos de couro ou lycra – vão melhor em ambientes contemporâneos.

Os tapetes de pêlos altos agradam em locais onde as pessoas ficam descalças, como o home theater e o quarto.

Em espaços mais sérios costumo usar tapetes mais baixos, como os de algodão feito em tear manual, náilon de pelo curto ou fibras como sisal.

Os tapetes devem ter um cuidado especial com a limpeza, pois acumulam sujeiras, o ideal é passar aspirador 2 vezes por semana e sabão neutro para limpar as manchas.

Agora um cuidado extra é caso tenha crianças ou idosos em casa. Sempre indico colocar produtos antiderrapantes embaixo do tapete, pode ser uma manta de PVC sob a peça ou tiras de borracha no meio ou nas bordas.

Agora é so escolher o modelo que mais combina com você e deixar sua casa muito mais aconchegante.

Grande Beijo

Jóia Bergamo